sexta-feira, 20 de abril de 2007

Recuperação por anastilose


.Apontamento.Margarida Pinto.



.Ipsis Verbis.


.Diz-me.

"A minha alma partiu-se como um vaso vazio".
"Caiu pela escada excessivamente abaixo".
"Caiu, e eu fiz-me em mais pedaços do que havia loiça no vaso".
Fiz barulho na queda como um vaso que se partia.
Caíu, partiu-se, caíu.

.E então?.

"O que era eu, o que era eu?"
Um vaso vazio.
"Asneira? Impossível? Sei lá!"

. E agora?.

"Alastra a escadaria atapetada de estrelas.
Ao fundo um caco brilha entre os astros.
A minha obra? A minha alma principal? A minha vida?
E os deuses olham-na por não saber por que ficou ali".

.Não se zanguém com ela!.



Junto agora minhas tesselas arruinadas, uma a uma, por forma a criar o mosaico da minha vida. Pretendo que seja belo como os de Bizâncio, Tânger, Ceuta, ou de Mirtillo! Assim quero o meu, o meu mosaico! De colorido quente, brilhante e raro... ! Dar-lhe-ei o título das quatro estações,como os demais, para que seja eterno, também ...

1 comentário:

Anónimo disse...

"Porém, mesmo do ponto de vista das coisas mais insignificantes da vida nós não somos um todo materialmente constituído, idêntico para todas as pessoas, e de que cada um não tem mais que tomar conhecimento, como se se tratasse de um livro de contabilidade ou de um testamento; nossa personalidade social é uma criação do pensamento alheio. Até o acto tão simples a que chamamos «ver uma pessoa que conhecemos» é em parte uma acção intelectual. Preenchemos a aparência física do ser que vemos com todas as noções que temos a seu respeito, e, para o aspecto global que nos representamos, tais noções certamente entram com a maior parte. Acabam por arredondar tão perfeitamente as faces, por seguir com tão perfeita aderência a linha do nariz, vêm de tal forma matizar a sonoridade da voz como se esta fosse um envoltório transparente, que, cada vez que vemos esse rosto e ouvimos essa voz, são essas as noções que reencontramos, que escutamos.

in No caminho de Swamm - Marcel Proust