sexta-feira, 13 de abril de 2007

Epílogo epilogado.



- Always Look on the Bright Side of Life -

by
Monty Pyton


Pérolas de sabedoria proferidas por
Eduardo Gama, redator do Portal da Família e editor do site informativo Em Foco:

«Como uma pessoa consegue se libertar da tirania do “coitadinho de mim”?»

Eis a contundente resposta:

«“Se uma pessoa quer mudar profundamente, isto é, superar o seu infantilismo, tem de empreender um esforço contínuo da vontade. Às vezes, isto significa simplesmente o negar-se a tendências reconhecidas como criancices; outras vezes, implica fazer certas coisas que exigem uma boa dose de esforço e uma certa coragem. Como psicoterapeuta especializado em descobrir expressões de autocompaixão, treino muitas vezes os meus pacientes nalgumas técnicas de humor que neutralizam as variadas manifestações da emoção neurótica subjacente. Sorrir e rir-se das criancices do “coitadinho de mim!” pode ser um antídoto muito eficaz para controlar a virulência das lamúrias infantis. Em qualquer caso, o êxito deste
s tipos de técnicas, como o ‘hiper-dramatizar' a autocompaixão da criança interior, depende da vontade do paciente em as usar efetivamente no dia-a-dia.”

Aardweg sugere que exageremos uma situação que nos faz ter pena de nós mesmos ao ponto de dramatizá-la como se fosse um teatro do absurdo. Se temos de esperar na fila de um banco: “Que desgraça! Nunca mais vou poder ser o mesmo após essa tragédia. O tempo passa e eu aqui, envelhecendo, minhas pernas cada vez mais exaustas rumando para a morte”.

Por fim, é necessário pensar que a autocompaixão não acontece só com os outros, mas que cada um de nós tem um pouco de “peninha de si mesmo”».


Rir de mim mesma, e dos meus devaneios melodramáticos, é o melhor remédio... Tchau*


3 comentários:

Anónimo disse...

Rir de nós mesmos é uma terapia. Por isso mesmo nunca deixes de nos inspirar Lara. Ri-te de ti e sorri à vida!

Lara disse...

Sempre!
Apesar do meu incurável pessimismo!*

Anónimo disse...

diz-me que não é o fim! eu quero mais, mais, mais! e agora...?