segunda-feira, 21 de maio de 2007

Nem bastante, nem imenso - MUITO!


Cover Sleeve
.Coldfinger.


De há uns tempos a esta parte tenho vivido um dilema, deveras perturbante para mim,para o qual não consigo encontrar uma resposta razoavelmente plácida ou solúvel, apesar dos esforços:


Muito, é medida de peso ou de comprimento?

É que tenho tantas saudades. Muitas saudades. Tenho muitas. Muitas!Saudades.


Digo sempre
: tenho muitas saudades.Porque tenho.
Nunca digo:
sinto saudades...
Pois, se disser: sinto, de sentir, neste contexto, associo a um conceito abstracto. Insensível. Sem matéria e sem nome. Sem rosto. Sem peso. Sem corpo. Sem identidade.

(e eu conheço-te tão bem...)

Porque tenho saudades, de ter. do verbo ter. Ter-te.
Porque são de saudades que sofro, e são elas que me possuem. Que me têm.
E tenho muito...muitas...

. saudades.

Elas têm peso, são grandes, compridas... incomensuráveis...
Jamais poderia dizer, tão somente: sinto saudades.
Porque a saudade tem peso - sinto o peso. sinto-o, é pesado e pesa. Muito.
Não pesa bastante, nem imenso; não sinto bastante, nem imenso.
Ao invés, digo: muito, porque tenho muitas saudades. as saudades são muitas!

Bastante, soa-me a qualquer coisa que fica aquém, e imenso remete-me para algo vago, inócuo, flutuante, desprovido de gravidade, sem peso.
Por isso, digo: muito, e digo que: tenho saudades.
Digo que tenho muitas saudades.
.TUAS. TUAS.
Do verbo ser tua, de ter. Seres meu, de possuir.
Do verbo ter. De, muito ter. Saudades, também.


..."Sinto muito"...

embora saiba que não me pertences

tenho comigo o peso da saudade



Quando vencer este meu estado de demência, prometo retomar a coerência do discurso, parece-me que essa é a única forma de me fazer entender! Chamo então, a lucidez!




4 comentários:

Anónimo disse...

Há "saudades cujo peso não consigo quantificar", palavras assinadas por ti num dos muitos mails trocados por nós - que privilégio é ser tua amiga - a partir d agora vou ter o cuidado de nunca dizer tal expressão "sentir saudades"! Esta 6ª-f. vou aí, acho que vamos ter muito para conversar, para rir e para cuscar :)como sempre!
Tenho muitas saudades tuas minha linda:(
Jinhos

Anónimo disse...

De parvo e de louco todos temos um pouco! Mas tu n pertences a este mundo, a perfeição só tem lugar debaixo da língua ó minha parvalhona:)!
Neste momento só sei quantificar três coisas: o teu valor, a tua doçura e claro está as saudades que sinto e q já tb pesam.
Bjs

Lara disse...

Ai Pedro, essa pontuação!! Valha-me Deus:)
(sobre a dislexia, já nem se fala!!)
** para vocês**

Anónimo disse...

Fiquei confusa!! Não sei se as sinto ou se as tenho, mas que a saudade de ti andapor aqui, isso é definitivo!!
Coimbra espera-te e a morada, por enquanto, é a mesma. Aparece!!!