quarta-feira, 23 de maio de 2007

Natura naturanda



mmmmmmmmm
. Caracol, 1997.

Francisco Tropa





poemas dispersos de Manoel de Barros concebidos sem pecado



Toda vez que encontro uma parede
ela me entrega às suas lesmas.
Não sei se isso é uma repetição de mim ou das lesmas.
Não sei se isso é uma repetição das paredes ou de mim.
Estarei incluído nas lesmas ou nas paredes?
Parece que lesma só é uma divulgação de mim.
Penso que dentro de minha casca
não tem um bicho:
Tem um silêncio feroz.
Estico a timidez da minha lesma até gozar na pedra.

Livro de ignorãças - 1993



Que a palavra parede não seja símbolo
de obstáculos à liberdade
nem de desejos reprimidos
nem de proibições na infância,
etc. (essas coisas que acham os
reveladores de arcanos mentais)
Não.
Parede que me seduz é de tijolo, adobe
preposto ao abdomen de uma casa.
Eu tenho um gosto rasteiro de
ir por reentrâncias
baixar em rachaduras de paredes
por frinchas, por gretas - com lascívia de hera.
Sobre o tijolo ser um lábio cego.
Tal um verme que iluminasse.

O guardador de águas - 1989



Em passar sua vagínula sobre as pobres coisas do chão, a
lesma deixa risquinhos líquidos...
A lesma influi muito em meu desejo de gosmar sobre as
palavras
Neste coito com letras!
Na áspera secura de uma pedra a lesma esfrega-se
Na avidez de deserto que é a vida de uma pedra a lesma
escorre. . .
Ela fode a pedra.
Ela precisa desse deserto para viver.

O guardador de águas - 1989




Pormenor de Human human - lotus, cloisonné figure 1 2000-01
.Ah Xian.




Lesma, s.f.

Semente molhada de caracol que se
Arrasta

Sobre as pedras, deixando um caminho de
Gosma

Escrito com o corpo

Indivíduo que experimenta a lascívia do
Ínfimo

Aquele que viça de líquem no jardim.


Arranjos para assobio - 1980



fecunda

natureza da criação

...natura naturanda...



Human human - lotus, cloisonné figure 1 2000-01

.Ah Xian.



génesis
da criação:
do verbo nasceu o homem e a mulher. da palavra se fez a criação. da semente e do sémen se fez a natureza e a criatura. se fez a criação.
a arte. a natureza, a palavra e o Homem vivem em comunhão.
em irmandade.
crescem como heras perpétuas. trepadeiras de incesto.
são matéria de prosa e de poesia. são o corpo da perfeição...



em mim floresce o fulgor da natureza








1 comentário:

Anónimo disse...

és força da natureza e eu hoje sou pantéista*